Rampa pra que te quero

dezembro 16, 2010

Nessa onda toda de acessibilidade, passando no rádio, na tv em tudo quanto é canto já percebi que a primeira coisa que vem na cabeça das pessoas é... RAMPA! E isso é realmente maravilhoso pra nós cadeirantes apesar de rampas não ser tudo que necessiamos, mas isso é assunto de outra hora hoje falaremos exclusivamente de nossas amiguinhas rampas.

Enfim começaremos com uma boa definição:

Rampa:

s.f. Inclinação, trecho em declive de uma rua, de uma estrada, ou ferrovia. / Plano inclinado, ladeira. / Aeronáutica. Linha de projetores para iluminar uma pista. / Alinhamento de luzes à beira da cena nos teatros; ribalta. // Rampa de acesso, caminho inclinado que substitui uma escada. // Rampa de lançamento, plano inclinado para o lançamento de aviões catapultados, de mísseis etc. // Rampa de lavagem, conjunto de pulverizadores empregados na limpeza de máquinas produtoras de papel ou cartolina. // Anatomia. Rampa timpânica, vestibular, cada uma das duas partes do caracol do ouvido interno, separadas pela lâmina espiral.


Buraco:

s.m. Qualquer abertura num corpo; furo, orifício. / Cavidade natural ou artificial, onde habita um animal; cova, toca. / Certo jogo de cartas. / Fig. Fam. Dificuldade, complicação. / Fam. Lugar muito distante ou atrasado; cafundó. // Tapar buracos, substituir alguém numa função simplesmente para remediar-lhe a falta; improvisar soluções.


Como podem ver existe bastante diferença entre as duas palavras, acontece que na prática não é bem assim que as coisas funcionam e então pra quem sobra? Adivinha!

Nós cadeirantes...










A questão é que o que resolve o problema não é somente fazer uma rampa, mas sim, fazer uma rampa na qual o cadeirante possa subir sozinho sem ter suas rodinhas enroscando e ficar pedindo ajuda , até porque não queremos só um empurrãozinho queremos independência, queremos poder ir ao banco e voltar sem qualquer problema, queremos poder resolver nossas coisas com tranquilidade. Mas é impressionante o descaso de certas partes com relação a este assunto, na minha cidade mesmo existem muitas rampas que eu simplesmente não consigo visualizar que é uma rampa se não me disserem, mas a verdade é que por aqui o que tenho notado é que muita gente anda construindo rampa por charme "pra dar aquela disfarçada" e fingir que o local é acessível, eu acho isso um tremendo desrespeito e falta de cidadania, está na hora de deixarem de esconder o lixo debaixo do tapete o problema existe está nos olhos de todos, mas e a fiscalização?

Enquanto isso continuo pagando impostos pra construção de novos buracos!

Até a próxima!

You Might Also Like

0 comentários