No Mercado de Trabalho

janeiro 12, 2012

Mercado de trabalho... pois bem, já irei avisando que não sou nenhum pouco expert no assunto, afinal, nunca trabalhei (rsrs), preguiça? Não. É que eu estudo integralmente e da meia noite ás seis da manhã eu preciso dormir, o tempo que me sobra ocupo com trabalhos da facul e escrevendo para meus blogs e também para o jornal (eita vida corrida!). Porém, mesmo num entendendo muito sobre uma rotina de trabalho, vou utilizar as experiências que através de conhecimentos obtidos em noticiários, palestras, livros e etc, pra poder destrinchar isso aqui.

Cotas, pra falar a verdade é um negócio que ainda me incomoda um pouco, não gosto dessa ideia de contratar um portador de necessidade especial apenas pra cumprir com uma lei, acho que os perfis de contratação devem ser avaliados sem influências de condição física, etnia ou religião, porém, vamos combinar que nem tudo acontece da maneira que deveria, então saindo fora do conto de fadas e olhando um pouco pra situação em que nosso país se encontra penso que as cotas ainda são necessárias, pelo menos até acontecer um amadurecimento social (que assim seja!).

Penso que a criação de cotas tenha surgido mesmo do pensamento de "acostumar", fazer com que as pessoas, mesmo que no início até um tanto forçadas, aprendam a conviver com a diferença, até que isso se torne natural na mente de todos, aliás, numa sociedade tão miscigenada como a brasileira, vejo que o problema realmente esteja na maneira como se constroem os pensamentos por aqui.

Ainda que pequenas, tenho sim visto algumas mudanças nesse aspecto de lidar com a diversidade, vejo várias empresas darem depoimentos de como se impressionaram com o desempenho de portadores de necessidades especiais no trabalho e essa capacidade de superação tem chamado bastante a atenção de grande empreendedores. Eu mesma já recebi diversos convites de emprego (sem ir atrás, vejam só), ao mesmo tempo que ficava feliz, pensava poxa vou ser um "tapa buraco" por conta de uma lei?

Infelizmente tive que negar todos os convites por conta dos meus estudos, mas tenho certeza que se eu entrasse numa dessas vagas eu não iria querer ser só o "tapa buraco" e sim impressionar, crescer!


Até a próxima!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Que texto ótimo Dayane, ele é o começo de uma boa discussão hein... Bom seria se outros amigos, portadores de deficiência falassem sobre suas experiências.
    Eu vejo uma importância nessa lei sim, um cuidado, uma proteção, pois o nosso pais é preconceituoso com tudo. E não é só os portadores de deficiência que sofrem.... os não tão bonitos(as), os gordinhos(as), né?!!!
    Gostei que é um "acostumar". É, realmente, uma forma de, no futuro, não se ver uma barreira física para a contratação. Passou no concurso? Parabénns! Mérito seu! Está contratado! ponto.
    É pra ser assim, certo!
    Parabéns
    Beijussss GRande \0/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Li!
      E desculpe-me por não responder logo, as vezes os comentários passam batido. Realmente esse assunto pode dar muitas discussões, afinal tem muita coisa pra melhorar no nosso país.
      Beijos

      Excluir