Malhar! Por que não?

maio 11, 2012

Olá!
Como todos podem notar... voltei! E voltei com novidades.
O texto de hoje é sobre atividade física, afinal quem pensa que cadeirante não pode malhar está muito enganado!

Fiquei bastante motivada nessas últimas semanas com a chegada de aparelhos de ginástica adaptados na minha cidade, pode parecer pouco, mas tenho certeza que é um grande feito para os portadores de necessidade especial e já faz toda diferença. É simplesmente maravilhoso ver os avanços se aproximando de nós e consequentemente as mentes se expandindo.
O melhor de tudo é que ficam numa área de lazer pertinho da minha casa, vou poder aproveitar bastante!
Como eu não deixaria um feito como este passar em branco, aproveitei para abordar o tema na minha coluna quinzenal no jornal da cidade e trouxe pra vocês conferirem juntamente com algumas fotos.










Atividade Física X Adaptação

Apesar de já existir a algum tempo, pouco se conhece sobre esporte adaptado no Brasil e ainda é grande a resistência para tratar do assunto, como cadeirante posso confirmar tal fato com uma certeza ainda maior. Raríssimos são os clubes, academias e outros espaços de lazer adaptados, e mesmo que estes existam em um lugar ou outro, as ruas no geral não costumam ser tão acessíveis, são calçadas esburacadas, rampas mal feitas, entre outros problemas que acabam impedindo que muitos portadores  de deficiência possam se deslocar para realizar algum tipo de esporte, levando ao  conhecido sedentarismo destas pessoas.
Além do problema com relação ao meio, temos ainda poucos profissionais aptos a trabalhar com essas pessoas, até porque a inserção de disciplinas voltadas ao esporte adaptado vêm sendo implantada a pouco tempo nas universidades brasileiras. Muitos deficientes sequer têm conhecimento de que podem praticar atividades como musculação, por exemplo. Mas esta realidade vêm aos poucos sofrendo mudanças e com certeza muito disso se deve a efetiva participação do Brasil em eventos como o Parapan e Jogos Paraolimpicos, dos quais nossos atletas se mostram bem colocados em relação aos demais países, sendo sempre contemplados com muitas medalhas. Pena é ainda observarmos a grande resistência da televisão e outras mídias para divulgar tais acontecimentos, fato que demonstra o grande preconceito que ainda persiste com relação a esses esportes e que sem dúvidas precisa ser quebrado o mais rapidamente possível, afinal esporte traz educação, saúde e inclusão, independente de suas adaptações.
O que me deixou bastante motivada nessa última semana, e que me levou inclusive a escrever este texto foi ver a implantação de aparelhos adaptados para cadeirantes em nossa cidade no complexo lavapés (zerão). Claro que ainda é um pequeno passo,  mas que já causa grandes mudanças na concepção da população mogimiriana e sem dúvidas é digno de comemoração. Espero que muitos cadeirantes possam aproveitar deste novo benefício, assim como eu, que prometi ir até lá me exercitar todos os finais de semana. Alias aproveito o espaço para sugerir a prefeitura que coloquem profissionais de educação física para acompanhar não só os deficientes, como os idosos e demais pessoas em suas atividades físicas, assim todos poderão aproveitar ainda mais dos aparelhos de ginástica implantados, afinal investir em saúde nunca é demais.

Até a próxima!








You Might Also Like

1 comentários