Ser cadeirante sem perder a vaidade

fevereiro 18, 2010

Bom, já faz algum tempo que gostaria de tocar no ponto da vaidade. Falar um pouco de como é ser cadeirante e mulher hoje, sem deixar de lado os seus cuidados, a sua elegância. A verdade é que toda mulher quer se sentir bonita, desejada e estando ou não numa cadeira de rodas isso não vai mudar, pelo menos não mudou para mim, mas, é claro que não vou negar que existem as recaídas e o medo de encarar a sociedade, de não ser olhada como gostaria, o medo do desprezo.... as penso que isso não é só um problema da mulher cadeirante mas sim de todas as mulheres, a sociedade tem imposto padrões incompreensíveis. Eles simplesmente ditam a moda adequada a corpos magérrimos sem pensar nas mulheres reais e nós somos mulheres reais, cadeirantes ou gordinhas, ou baixinhas, enfim somos mulheres e temos vaidade, não importa a condição física.



Algumas vezes, logo quando sofri o acidente, me deparei com situações um tanto desagradáveis, como por exemplo pessoas que questionavam o fato de que eu continuava utilizando sapatos se eu não estava pisando no chão, simplesmente não compreendiam a minha questão da vaidade de querer manter algo que me faz bem, não importava se eu estava pisando no chão ou não eu gosto de usar sapatos horas, toda mulher gosta de sapatos porque eu seria diferente por ser cadeirante? Também teve uma vez que estava procurando um vestido longo para minha formatura, afinal todas as meninas iriam de longo e comigo não seria diferente, quando entrei em uma loja e a vendendora sem nem se dar o trabalho de sair de trás do balcão disse: Você tem certeza que quer longo? Com um ar de que uma cadeirante não ficaria bem de longo, como disse o meu amigo jornalista e também cadeirante Jairo marques em uma de suas postagens no seu blog (que adoro acompanhar e inclusive indico: http://assimcomovoce.folha.blog.uol.com.br) muitas pessoas pensam que cadeirante não tem vontade própria.

No Brasil infelizmente tenho observado que o que acontece é que muitas pessoas ainda tem a mania de associar um cadeirante a uma pessoa mal vestida e de condições financeiras ruins. É claro que pode até ser que na realidade a maioria da população com algum tipo de deficiência seja realmente das classes mais baixas da sociedade, mas não podemos generalizar, ainda mais num país como nosso onde a maioria da população é pobre e talvez isso explique o motivo acima, mas enfim valorizar-se querer sair com uma roupa da moda, com uma maquiagem legal é direito de toda mulher sendo ela cadeirante ou não é uma questão de bem estar, estamos aí e não somos um público pequeno, mas, muitas grifs ainda precisam se adequar a esse público, não só na questão da acessibilidade nas lojas mas na costura também, eu por exemplo quando vou comprar uma calça tenho a experiências que nós cadeireantes nos preocupamos mais com os detalhes da frente da calça pois os bordados e todas aquelas pedrinhas de strass que colocam no bolso de trás da calça onde não vai aparecer, é algo a ser pensado e buscando mais sobre isso descobri que existe um desfile de moda inclusiva que acontece todo ano, apesar de ser pouco divulgado, O DESFILE DE MODA INCLUSIVA, realizado pelo governo do estado de SP onde várias estudantes de moda mostram o seu trabalho voltado a criação de modelos de roupas adaptados e concorrem a um premios, achei bem interessante, quem quiser saber mais sobre aqui vai o link:

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=201909

You Might Also Like

7 comentários

  1. Que bela iniciativa.. ótimo abordar esse tema !!!
    Fico feliz da novela Viver a vida abordar bem isso ..pois as pessoas podem entender como é viver dessa forma!
    Vc é cadeirante né ??
    Adorei o texto..e vc é mais um exemplo de vida do nosso país.
    Parabéns !!!

    http://karinacosta1909.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Sou sim =)
    Tenho feliz que tenha gostado, volte sempre.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Poxa li eu artigo e fiquei comovida... nossa nunca tinha pensado nisso... nas dificuldades de uma cadeirante... parabens... desejo tudo de bom para vc.
    Vou relatar isso no meu blog
    http://lucianapalestrante.blogspot.com/

    bj

    ResponderExcluir
  4. Escrevi uma matéria sobre sua matéria no meu blog... espero q goste e agora sou sua seguidora... menina vc da uma lição.

    http://lucianapalestrante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Vitoria Cuervo
    vicuervo@gmail.com
    twitter/vicuervo


    Gostaria de compartilhar minha coleção primavera verao 2011 desfilada no Donna Fashion Iguatemi (Porto Alegre )nesta última sexta-feira, dia 24 de setembro que teve participacao da jornalista Juliana Carvalho que escreve no blog comediasdavidaaleijada.blogspot.com.

    Espero que gostem!!! Abracos


    http://modalounge.blogspot.com/2010/09/vitoria-cuervo-emociona-em-desfile-no.html


    http://www.youtube.com/watch?v=JldTT2zUUho&feature=youtube_gdata_player



    http://wp.clicrbs.com.br/n9ve/2010/09/24/a-colecao-de-vitoria-cuervo/?topo=52,1,1,,170,e170


    Sapatos: Jailson Marcos (http://www.jailsonmarcos.com/)

    ResponderExcluir
  6. Oi moro em Belém do Pará gostaria de saber de qual tipo de sapatos para mulher cadeirante mi chamou sheyla marah bezerra

    ResponderExcluir